USANDO O MESMO BARALHO: BATALHA DOS ANIMAIS
Organização da classe
- Duplas ou trios, sendo que no trio há
a figura do juiz que será responsável por retirar a carta do baralhinho
de características do baralhinho coletivo e marcar a pontuação.
Capacidades a serem trabalhadas- Perceber características pertinentes a cada animal e sua espécie.
Material
- 20 cartas (de tempos em tempos o professor pode utilizar o mesmo jogo com outros animais, sugestão: confeccionar com os alunos após trabalho de pesquisa).
Desenvolvimento
1- Baralho dos animais.
2- Pegar o baralho e embaralhar bem.
3- Em seguida, dividir as cartas
igualmente entre os jogadores. Cada um deverá formar um monte e
colocá-lo na sua frente, com as cartas viradas para baixo.
4- Por sorteio (par ou ímpar) decidem-se quem será o primeiro a jogar.
5- O jogador sorteado pega uma carta do
seu monte, lê as informações sobre o animal e retira uma característica
do baralhinho coletivo com a característica a ser considerada. Ganha a
carta do outro aquele que tiver a característica do animal que se
sobrepõe à do outro. Por exemplo: se ele pegar a carta da baleia-azul,
e for “peso”, já ganhou, pois não há outro animal mais pesado do que
ela.
6- Em seguida, o outro jogador deverá
mostrar a carta que pegou e comparar quem tem o número maior, de acordo
com a informação sorteada, Quem tiver a carta com o maior número fica
com a carta do outro jogador. Se houver empate, retira-se outra carta
do baralho coletivo. Ganha o jogo quem ficar com a maior quantidade de
cartas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, comente você é bem vindo