JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
Organização da classe
- Formar grupos de 3 a 5 participantes
Capacidades a serem trabalhadas
- Perceber que o número é formado de algarismos ordenados
- Relacionar as cores das fichas às ordens numéricas
Material
- 10 fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9
- Cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas
Desenvolvimento
Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro somando os valores. Em seguida passa a vez ao colega. Depois da última jogada ganha aquele que conseguir formar o maior numeral.
Este jogo é utilizado para trabalhar o
conceito de ordens e classes, podendo ser adaptado para o primeiro e
segundo ciclo. O mais importante é a interação. Os participantes podem
ajudar um ao outro, mutuamente, sem interferir no desempenho do
vencedor. O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazer as
explorações possíveis, graduando as intervenções a cada dia do jogo.
Registro – jogo das fichas coloridas
|
|||||
Aluno(a) | |||||
Cartas/Jogadas | Vermelha | azul | verde | branca | Número formado |
1ª | |||||
2ª | |||||
3ª | |||||
4ª | |||||
5ª |
JOGO DAS POSSIBILIDADES
Organização da classe - Formar grupos com 4 a 5 participantes
Capacidades a serem trabalhadas
- Trabalhar fatos simples
- Desenvolver atenção, concentração e raciocínio lógico
- Explorar conceito intuitivo de probabilidade
Material
- 2 dados coloridos
- Tabuleiro com escudos dos times
- Quadro de registro das jogadas
Desenvolvimento
Cada participante escolhe ou sorteia o
time para apostar. O primeiro jogador lança os dois dados de cores
diferentes e observa se a coluna horizontal e vertical contém o escudo
do time que ele escolheu. Se tiver nas duas colunas soma os pontos dos
dois dados, se tiver apenas em uma das colunas, subtrai os números dos
dados. Caso não tenha em nenhuma das duas colunas passa a vez para o
colega. Cada jogador registra no quadro as jogadas. Ganha o jogo o
participante que obtiver o maior número no total.
Intervenções possíveis- Quais os times mais difíceis de sair?
- Como posso obter a pontuação 12?
- Qual o time que tem as mesmas chances de sair?
- Pode-se também substituir os fatos da adição pela multiplicação e da subtração pela adição
REGISTRO – JOGO DAS POSSIBILIDADES / TIMES | ||||||
Aluno(a) | ||||||
Jogadas/Times | 1ª jogada | 2ª jogada | 3ª jogada | 4ª jogada | 5ª jogada | Total |
JOGO DO DOMINÓ HUMANO
OPERANDO COM VARETAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, comente você é bem vindo