quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ESTUDO DE CASO

È importante que professores de alunos com deficiência preencha um estudo de caso para conhecer melhor seus alunos e propor um plano coerente e articulado com a realidade de cada um.
Abaixo um roteiro não deve ser seguido a risco, mas necessário pra conhecer seus alunos de forma integral.

ROTEIRO PARA PROPOSIÇÃO DE UM CASO

As questões abaixo têm por objetivo orientar o professor do AEE para propor um caso. Trata-se de um roteiro e, portanto, o professor irá utilizá-lo sem a preocupação de responder pontualmente às perguntas e nem mesmo limitar-se a elas.
A proposição do caso não deverá abordar apenas a queixa da professora e o tipo de deficiência do aluno, ou dados clínicos a seu respeito. Ele deverá conhecer e descrever o contexto educacional ao qual está inserido o aluno, abordando suas dificuldades, habilidades, desejos, preferências, entre outras questões relacionadas ao seu cotidiano escolar.
A coleta de dados para a descrição do caso pode ser feita por meio de observações diretas, entrevistas, gravações, avaliação escrita, análise de documentos, pareceres pedagógicos e clínicos, entre outros. Esse material também é importante para a 2ª. Etapa do estudo de caso: análise e clarificação do problema.
O roteiro não deve ser respondido como um questionário.

A) Informações referentes ao aluno: idade, série, escolaridade, tipo de deficiência, outros.

B) Informações coletados do/sobre o aluno:

·         O aluno gosta da escola?
·         Tem amigos?
·         Tem um colega predileto?
·         Quais as atividades que ele gosta mais de fazer?
·         Para ele, que tarefas são mais difíceis? Por quê?
·         O aluno é capaz de expressar suas necessidades, desejos e interesses? De que maneira?
·         O aluno costuma pedir ajuda aos professores? Por quê? Qual é a opinião do aluno sobre seus professores?
·         Por que ele acha importante vir à escola e estudar nela?
·         Está satisfeito com os apoios (material pedagógico especializado, equipamentos, informática acessível, intérprete, outros atendimentos) que dispõe no momento? Desejaria ter outros? Quais?

C) Informações coletas da/sobre a escola:

·         O aluno participa de todas as atividades e interage em todos os espaços da escola? Como? Se não participa, por quê?
·         Das atividades propostas para a turma, quais ele realiza com facilidade e quais ele não realiza ou realiza com dificuldades? Por quê?
·         Como é a participação do aluno nas atividades propostas à sua turma? Participa das atividades integralmente, parcialmente ou não participa?
·         Quais são as necessidades específicas do aluno, decorrentes da deficiência? Quais são as barreiras impostas pelo ambiente escolar?
·         Que tipo de atendimento educacional e/ou clínico o aluno já recebe e quais são os profissionais envolvidos?
·         O que os professores pensam sobre interesses e expectativas do aluno em relação à sua formação escolar?
·         Como é esse aluno do ponto de vista social, afetivo, cognitivo, motor, familiar e outros?
·         Qual a avaliação que o professor de sala de aula faz sobre o desempenho escolar desse aluno?
·         Quais as preocupações apontadas pelo professor de sala de aula e quais os apoios que ele sugere para que o aluno atinja os objetivos educacionais traçados para sua turma?
·         Como a comunidade escolar percebe a interação do aluno com seus colegas de turma?
·         Quais as expectativas escolares do professor em relação a esse aluno?
·         Quais são as principais habilidades e potencialidades do aluno, segundo os professores?
·         Qual é o motivo que levou o professor de sala de aula solicitar os serviços do AEE para esse aluno?
·         A escola dispõe de recursos de acessibilidade para o aluno, tais como: mobiliário, materiais pedagógicos, informática acessível, outros? Quais os recursos humanos e materiais de que a escola não dispõe e que são necessários para esse aluno?
·         Quem avaliou os recursos utilizados por esse aluno? Eles atendem às suas necessidades?
·         Como é o envolvimento afetivo, social da turma com o aluno?
·         Qual é a opinião da escola (equipe pedagógica, diretor, professores, colegas de turma) sobre seu desenvolvimento escolar?

D) Informações coletadas da/sobre a família:

·         Qual é a opinião da família sobre a vida escolar do aluno?
·         A família se envolve com a escola? Participa de reuniões, de comemorações entre outras atividades da escola?
·         Tem consciência dos direitos de seu filho à educação inclusiva? Exige a garantia de seus direitos?
·         A família identifica habilidades, necessidades e dificuldades na vida pessoal e escolar do aluno? Quais?
·         Quais as expectativas da família com relação ao desenvolvimento e escolarização de seu filho?

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