terça-feira, 21 de junho de 2011

CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE O PSICOPEDAGOGO

A Psicopedagogia surgiu no Brasil devido ao grande número de reprovações e evasão escolar. É comum pensarmos que sua origem está relacionada somente a junção da Pedagogia com a Psicologia, o que é um engano, pois também integra conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas.
A formação do psicopedagogo vem ocorrendo desde a década de 70;
os cursos de Psicopedagogia formam profissionais aptos a trabalhar na área clínica e institucional (escolar, hospitalar ou empresarial) atuando de forma preventiva ou terapêutica.
Na linha preventiva, o psicopedagogo pode desempenhar a prática docente, envolvendo a preparação de profissionais da educação, ou atuar dentro da própria escola. Cabe ao psicopedagogo detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem; participar da dinâmica das relações da comunidade educativa com a finalidade de favorecer o processo de integração e troca; promover orientações metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos; realizar processo de orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo.
Na linha terapêutica, o psicopedagogo trata das dificuldades de aprendizagem, diagnosticando, desenvolvendo técnicas remediativas, orientando pais e professores. Este atendimento é totalmente voltado para a aprendizagem, sendo que se houver comprometimento emocional, este deverá ser tratado na clínica Psicológica, podendo ou não ser feito concomitantemente com o tratamento Psicopedagógico, de acordo com cada caso.
O atendimento Psicopedagógico está voltado para a reestruturação e reorganização das aptidões e habilidades cognitivas, e para o enriquecimento de sentimentos de competência e motivação, educando e mediatizando funções cognitivas imaturas, pobres ou pouco estimuladas.
Esta intervenção não se trata de um reforço escolar, onde os alunos farão atividades para aprender a ler, escrever ou resolver operações matemáticas; pois os instrumentos utilizados têm como objetivo o desenvolvimento do indivíduo como um todo, em suas habilidades perceptivas, motoras e afetivas (relacionada à linguagem e pensamento).
Referência:Cognição, Neuropsicologia e aprendizagem.
Autor: Vitor da Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, comente você é bem vindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...