segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MÓDULO IV - Metodologias

OBSERVAÇÃO:  As fotos e as filmagens foram feitas com os laptops

Atividade - Plano  de aula  utilizando a Metodologia "Resolução de Problemas" em sala de aula

PLANO  DE AULA  -  PROJETO  UCA
Data: 07 de fevereiro - 2011
METODOLOGIA: RESOLUÇÃO  DE PROBLEMAS
EQUIPE RESPONSÁVEL: CLÉIA, NÚBIA, JOSY E VALDIRENE
TURMA:  5ºANO EF - Matutino
OBJETIVO
Desenvolver a criatividade a interação, o raciocínio lógico, probalidades e a escrita dos alunos

METODOLOGIA
1.      Dinâmica: (15min) Distribuir aos alunos papéis diferentes com cores(amarelo,verde,vermelho,azul),libras,inglês, e escolha de um colega
2.      Divisão de grupo: 06 grupos com 04 alunos   ( dois grupos- Palitos de fósforo – dois aperto de mão e dois probalidades com sanduíche) (10 min)
3.      Explicação sobre a atividade em grupo (10min)
4.      Desenvolvimento da atividade – cada grupo  estuda o desafio, busca estratégias para solução e registra as conclusões do grupo, verifica todas as hipóteses  a seguir socializa suas respostas com o grupão; (2h)
5.      No Lap Top o grupo digitará no “Kword” a Solução encontrada para o desafio, seguindo os apontamentos do professor, salvar na pasta área de trabalho com o nome do grupo.
6.      Avaliação  da atividade: Dificuldades e facilidades

AVALIAÇÃO DA AULA
Será desenvolvida por meio de um cartaz onde os alunos descrevem sobre suas dificuldades e facilidades em resolver o desafio
RECURSOS
02 caixa de palitos de fósforo
Folha de chamex ( Título da atividade, componentes, Solução do desafio)
Papéis com a dinâmica
Figuras (queijo, tomate, sanduíche,,,)
Lap Top

PLANO  DE AULA -  PROJETO  UCA
Data: 07 de fevereiro -2011
METODOLOGIA: RESOLUÇÃO  DE PROBLEMAS
EQUIPE RESPONSÁVEL: CLÉIA, NÚBIA, JOSY E VALDIRENE
TURMA:  9ºANO EF - Vespertino
OBJETIVO
Desenvolver a criatividade a interação e o raciocínio lógico dos alunos
METODOLOGIA
1.      Dinâmica: (15min) – Cores – Libras – Inglês – escolha de um colega
2.      Divisão de grupo: 06 grupos com 04 alunos   ( um grupo- xadrez – dois com copos suco e dois sanduíche e um Dengue) (10 min)
3.      Explicação sobre a atividade em grupo (10min)
4.      Desenvolvimento da atividade – cada grupo  estuda o desafio, busca estratégias para solução e registra as conclusões do grupo, verifica todas as hipóteses  a seguir socializa suas respostas com o grupão; (2h)
5.      Avaliação  da atividade: Dificuldades e facilidades

AVALIAÇÃO DA AULA
Será desenvolvida por meio de um cartaz onde os alunos descrevem sobre suas dificuldades e facilidades em resolver o desafio

RECURSOS
1 Tabuleiro xadrez e 08 rainhas
Folha de chamex ( Título da atividade, componentes, Solução do desafio)
Xerox dos desafios
Figuras com sanduiches e recheios
Cartaz com avaliação

SISTEMATIZAÇÃO  DA SOLUÇÃO  DO DESAFIO

TEMA:_____________________________________________________________
PARTICIPANTE DA EQUIPE:____________________________________________________________
___________________________________________________________________

SOLUÇÃO  1
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SOLUÇÃO  2
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SITUAÇÃO PROBLEMA  1
Como se pode repartir para três pessoas, 21 copos de sucos, se 7 copos estão vazios, 7 estão cheios e 7 copos estão pela metade, de modo que no final da divisão cada pessoa tenha a mesma quantidade de suco e de copo.

SITUAÇÃO  PROBLEMA  2
VAI UM SANDUÍCHE DE QUE?
Quantos sanduíches pode ter no cardápio de uma lanchonete se ela dispõe de 3 tipos de pão e 5 recheios? Discuta as estratégias em grupo e registre no papel as diferentes combinações e confronte com seus colegas as respostas.

SITUAÇÃO  PROBLEMA  3

Você saberia colocar 8 rainhas em um tabuleiro de xadrez de forma que uma não possa capturar a outra?

 OBS. As imagens dos problemas  estão postadas no marcador - Matemática-
VEJAMOS  AS FOTOS  DA   AULA  NAS  DUAS TURMAS


        
Executaram o plano de trabalho, testaram hipóteses em grupo e registraram  suas respostas  no  lap top.                                         



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