quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TRANSTORNOS PSICOMOTORES

TRANSTORNOS  PSICOMOTORES

O objeto de estudo na Psicomotricidade é o corpo e suas manifestações; o conceito de corpo inclui posturas, gestos (olhar, mímica) e as praxias (movimentos voluntários e aprendidos). Trata ainda da construção do corpo nas dimensões motora, cognitiva e afetiva.
As três dimensões formam uma unidade; durante o processo de desenvolvimento caso ocorra qualquer alteração em uma delas, sua recuperação se dará não só por exercícios dirigidos, mas também oferecendo tempo e espaço para que a criança utilize suas capacidades de elaboração e resolução de dificuldades, recuperando o prazer e o poder do movimento por meio de brincadeiras e ações diferenciadas, as quais iremos conferir mais adiante.




Testes para investigação da lateralidade
  • Olho dominante: oferecer um papel retangular (papel cartão) com um orifício e solicitar que a criança olhe por ele, fechando um dos olhos, na direção de uma figura (pode ser o desenho de uma paisagem). O olho dominante será o que ficou aberto para a visualização da figura.
  • Mão dominante: solicitar que a criança faça um desenho, para observar qual mão utiliza ou fazer uma brincadeira jogando objetos para que ela agarre com uma mão só. A mão dominante será a que ela utilizar para agarrar ou desenhar.
  • Pé dominante: solicitar que chute a bola ou que fique apoiada em um pé só. O pé dominante será o que utilizar para apoiar-se ou para chutar a bola.

    Atividades para coordenação motora fina



    Atividade para conhecimento do corpo

    1ª parte
    Solicitar que as crianças formem duplas e uma fique de frente para a outra. Conforme for dito o nome de uma parte do corpo como, por exemplo, pés, mãos, barriga, orelhas, etc., cada criança deverá apontar para as partes de seu próprio corpo.
    2ª parte
    Esta atividade será feita da mesma forma, porém quando for dito o nome das partes do corpo, cada criança apontará para a parte do corpo da outra criança, por exemplo, quando for dito barriga, a criança apontará para a barriga de sua parceira.
    3ª parte
    Esta atividade ficará um pouco mais complexa, pois será também trabalhada a lateralidade. Quando for dito o nome da parte do corpo, por exemplo, pé direito, cada criança deverá apontar para seu pé direito e de sua parceira, desta forma compreenderá a lateralidade de seu ponto de vista e do ponto de vista do outro.


    Atividade para coordenação dinâmica


    Esta atividade tem por objetivo trabalhar com o equilíbrio, que é a base essencial da coordenação dinâmica geral a qual possui a finalidade de melhorar o comando nervoso, a precisão motora e o controle global dos deslocamentos do corpo no tempo e no espaço.
    Os conceitos espaciais: direita, esquerda, atrás, na frente, entre, perto, longe, maior, menor; são vivenciados através de movimentos específicos. A partir daí propomos exercícios com maior intensidade.
    Solicitamos á criança o seguinte:
    - Andar de cabeça erguida
    A criança deverá andar com um objeto (pode ser um livro de capa dura) sobre a cabeça, sem deixá-lo cair.
    -Dominada esta etapa a criança para, levanta uma perna formando um ângulo de noventa graus e coloca-se lentamente no chão.
    O mesmo trabalho deverá ser feito com a outra perna.
    -Que tal se alongar?
    A criança deverá esticar maõs e pernas como se fosse pegar algo no alto, até ficar na ponta dos pés e voltar gradativamente a posição inicial; esta atividade será repetida 2 vezes.
    Atividade para percepção global do corpo


    Nesta atividade serão trabalhadas as posições do corpo e diversas possibilidades de deslocamento, com o objetivo de que a criança desenvolva a percepção global de seu corpo, sua unidade e da posição no espaço.
    São quatro posições que trabalhadas: em pé, sentada, agachada e deitada.
    Primeiramente será explicado à criança que a atividade envolve as quatro posições do corpo e para isso treinarão cada posição separadamente, ficando por algum tempo sentada, em pé, agachada e por último deitada. Após isso o exercício será iniciado.
    Pedimos á criança para que comece a caminhar acompanhando as palmas. Quando as palmas pararem a criança deverá parar e colocar-se em diferentes posições de acordo com o que for solicitado.
    Por exemplo:
    - parada, bem encostada na parede
    - sentada no chão, com as costas apoiadas na parede e as pernas esticadas
    - parada, tentando crescer o máximo possível (esticando-se)
    - sentada com as pernas cruzadas
    - deitada, totalmente relaxada
    - deitada de lado
    - agachando e levantando (brincadeira de morto ou vivo)


    Atividade com percurso
    No chão são colocados os seguintes objetos (distantes um do outro): bola, garrafa, cubo e um livro, o professor/examinador percorrerá o trajeto de um objeto para o outro e a(s) criança(s) deverão segui-lo.
    Após esta etapa, o trajeto será desenhado na lousa e criança(s) deverão segui-lo novamente, sem o auxílio do professor/examinador.
    Para finalizar as crianças terão um tempo para percorrer o trajeto.



    Atividade de ordenação temporal
    Esta atividade será voltada a forma social de organização do tempo:
    • Antes- depois
    • Dia-noite
    • Hoje, amanhã, ontem
    • Dias da semana
    Pode ser feita de maneira simples e será dividida em etapas.
    • Antes e depois - será solicitado à criança que levante da cadeira, vá até a lousa e depois até a porta.
      Em seguida será perguntado: o que você fez antes de ir à lousa? O que você fez depois de ir à lousa? O que estava fazendo antes de ir à lousa?
      Em seguida serão entregues figuras onde possam ser identificadas situações de antes e depois (jogo de sequência lógica), ou seja, a figura de alguém colocando ingredientes em uma bacia, mexendo a massa e tirando o bolo do forno. Então será perguntado: o que a pessoa do desenho fez antes de mexer a massa? O que fez depois de mexer a massa? O que fez antes de pegar o bolo do forno?
    • Dia e noite – utilizaremos a experiência da criança; ela deverá descrever como é o dia e como é à noite; o que vemos de dia, o que vemos de noite; o que fazemos de dia o que fazemos de noite.
    • Hoje, amanhã e ontem – Será também trabalhado com as experiências da criança; o que você comeu no café da manhã ontem? O que comeu hoje? O que você quer comer amanhã? Descreva a roupa que está usando hoje e a que gostaria de usar amanhã.
    • Dias da semana – Os dias da semana podem ser trabalhados diferenciando os dias que vão à escola e os que não vão, o dia que tem aula de Inglês, Educação Física e outros.
      Após, pode-se explicar o conceito do mês, ou seja, quatro semanas corresponde a um mês e após o conceito de ano.
      *É importante lembrar que o trabalho com dias, mês e ano, não podem ser feitos em uma sessão.

      VAMOS  AS SUGESTÕES DE ALGUNS TESTES..

      Qual o cordão é maior?

      Separe os azuis dos vermelhos


terça-feira, 20 de setembro de 2011

JOGOS PEDAGÒGICOS ON LINE

 Alguns jogos em flash podem ser rodados em seu computador off line. Para isso, segue o link do programa SWF OPENER que é necessário ser intalado para poder jogar.



 Segue abaixo alguns jogos que podem ser baixados.

BINGO DO ALFABETO

ESTES JOGOS FEITO DE SUCATA DÁ O QUE FALAR..

QUEBRA CABEÇA
Confeccionado com caixa de creme dental

CONTANDO HISTÓRIAS
Caixa feita com papelão e EVA para contar histórias


PROBLEMOTECA-  Tudo sobre situações matemática


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Alfabeto contextualizado

Eu fiz um livro com este material, para meus alunos lerem,, foi um barato e divertidissimo...

terça-feira, 6 de setembro de 2011

NOVAS IDÉIAS INCLUSÃO

OLÁ PESSOAL ENCONTREI ESTE SITE clique aqui  É SUPER INTERESSANTE, TRAZ MATERIAS PARA DOWNLOAD DE LIVROS, ATIVIDADES E RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA DA PROF. DRª MIRIAM PELOSI,, EU AMEI ESPERO QUE VCS TAMBÉM...

VEJAS  O QUE PODEMOS ENCONTRAR:

Livro adaptados com recursos diversos..

Atividades de leitura e escrita ampliadas ..
Recursos adaptados
dissertações, entre outros

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

AULAS DO PROJETO UCA

PLANO  DE AULA
Data:  Set/2011
Responsáveis: Lucicléia, Josilene e Valdirene
Turma: 5ºano EF- matutino
Escola Municipal William Castelo Branco Martins

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utilizar o Laptop Educacional;
Conhecer  os   aplicativos KWord e Tux Paint e suas funcionalidades;
Criar  cenário, utilizando o aplicativo Tux Paint, a partir de parlendas
Recriar e ilustrar histórias a partir de sugestões de textos  diversificados;
Desenvolver a habilidade de coordenação motora através da criação de desenhos no Laptop educacional (Tux Paint);
Duração das atividades

4 horas

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:
A professora distribuirá para cada aluno, uma folha de papel com a seguinte parlenda impressa:
Em seguida solicitará  que um aluno faça a leitura da parlenda  em voz alta.
2º Momento: 
A professora instigará uma conversa informal com os alunos, com intuito de provocar questionamentos e argumentações:
1- O que vc entende por “Chinelo cantou”?
 2- Eu poderia ter pisado em outra coisa? O que?
 3- Quem está falando na parlenda? Uma menina ou menino? Por que?
5- Agora que já refletimos sobre a parlenda é possível recriar e  ilustrar conforme as reflexões que vocês fizeram?
6- Mãos a obra!!   
3º Momento 
Apresentar o Laptop Educacional  e os  aplicativos necessários para a realização da atividade;
No Tux Paint, os alunos irão criar  e ilustrar o  cenário;
 No KWord, os alunos irão recriar uma nova história,  a partir do cenário construido;

4º Momento
 Socialização das produções;


Recursos Complementares

Laptop Educacional - UCA,  papel A4, lápis preto, quadro
Avaliação
 - A participação e o envolvimento dos alunos nas atividades;
- A compreensão dos conteúdos em estudos;
- A produção do cenário e dos estudos;
- As dificuldades encontradas;
X- Referência Bibliográfica
CONTANDO E  REESCREVENDO HISTÓRIA

Conheça o site Contando História, todo animado, colorido e com várias historinhas ilustradas.


http://www.contandohistoria.com/menuhistoria.htm

O site foi produzido pela Profa. Vera Rossi.
O objetivo foi de Contribuir para o hábito e o prazer da leitura, e melhorar a escrita
A metodologia adotada:Os alunos entram no site leem algumas historias de livre escolha e depois recontam no  caderno e no kword a historia lida.
PRINCIPAIS   AÇÕES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA UTILIZANDO OS LAPTOPS


Responsáveis: Lucicléia, Josilene e Valdirene
Turma: 4ºano EF- matutino
Escola Municipal William Castelo Branco Martins


TRABALHANDO COM KWORD

Metodologia adotada: foi apresentado aos alunos uma mini apostila com os principais recursos do Kword, sua funcionalidade, explorando no laptop ( criando pasta individual, digitando sua biografia, salvando, deletando, copiando,,,,)
Obs: Foi rico o trabalho em pequenos grupos onde um aluno auxiliava o outro que sabia um pouco menos.

 Usando o aplicativo TUX TYPING.

Tux Typing traz dois jogos diferentes para se familiarizar com o teclado. No “Fish Cascade”, uma chuva de peixes cai sobre o faminto Tux. Para saciar a fome, digite corretamente as letras que aparecem sobre cada peixe e veja o pinguim correr atrás e engolir.
No jogo “Comet Zap”, o bichinho tem por missão defender o planeta perante o ataque de meteoritos. Toda vez que você escrever a letra certa, um laser destrói o asteróide e soma pontos no marcador.
O Tux Typing permite escolher o nível de dificuldade e o tamanho das palavras a serem digitadas. O Tux Typing apresenta ainda uma terceira opção para praticar e melhorar a datilografia. Na tela aparecem mãos para mostrar qual o dedo indicado para digitar cada letra.


 Metodologia adotada: Individualmente cada um exercitará suas habilidades na digitação das letras...com o intuito de superar dificuldades





Trabalhando adição e subtração

Metodologia adotada: Aqui os alunos em duplas brincam de competição quem adquire mais pontos resolvendo as operações matemáticas: adição e subtração


TRABALHAMOS TAMBÉM COM  TUX PAINT..

Tux Paint é um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador.

Metodologia adotada: Eles fazem suas criações na tela e depois descrevem oralmente ou em palavras chave.


CONTANDO E  REESCREVENDO HISTÓRIA

Conheça o site Contando História, todo animado, colorido e com várias historinhas ilustradas.


http://www.contandohistoria.com/menuhistoria.htm

O site foi produzido pela Profa. Vera Rossi.
O objetivo foi de Contribuir para o hábito e o prazer da leitura, e melhorar a escrita
A metodologia adotada:Os alunos entram no site leem algumas historias de livre escolha e depois recontam no  caderno e no kword a historia lida.


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

TUDO DE INGLÊS

Pessoal  como ficou fácil aprender  inglês,, eu estou curtindo pra valer...imagine  meus coleguinhas de sala do AEE,,,espero que vcs tambem..



Então clique aqui  e confira

SOMANDO 10

ESSE  JOGO  VAI DEIXAR  A CRIANÇADA BEM AFIADA NA MATEMÁTICA E NO RACIOCINIO....


Verifique  esse site: clicando aqui

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

FOLCLORE PODE SER DIVERTIDO APRENDER....

Em uma das minhas buscas na internet encontrei um  VÍDEO "Vou caçar Saci", produzido pela Mito Sorocaba Produções, a partir de desenhos a mão livre e de linguagem bem simples, que as crianças adoraram. Vale a pena fazer o download e guardar este material.

Link para o vídeo - "Vou caçar Saci"




ESTE jogo JClic com o tema Saci , Boto cor de rosa Curupira,também é uma boa pedida pra diversão da criançada... espero que apreciem..


JOGO SUPER LEGAL....

Este joguinho é tudo de bom,,,é só baixar no computador e brincar com seus alunos e amiguinhos..
Espero que gostemmm

BRINCANDO COM ARIÊ...
È SÓ CLICAR  NOS LINKS  ABAIXO E BAIXAR,, AÍ  É SÓ DIVERSÃO COM APRENDIZAGEM  ISSO É QUE LEGAL...

Download:

Brincando com Ariê 1 - http://migre.me/3TOiY
Brincando com Ariê 2 - http://migre.me/3TNOl

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