A principio vale refletir sobre alguns depoimentos de professores: "Os alunos são desinteressados e, ao final do dia, parecem não ter estado na minha sala de aula, parece que nada "fica…" ."Os alunos desistem diante de pequenas dificuldades
Tendo como base essas experiências e as minhas em sala de aula, surge no contexto escolar muitas incertezas. Uma delas é a de que a metodologia que nós, professores, adotamos com nossos alunos revela a forma como compreendemos, consciente ou inconscientemente, o processo de aprendizagem. Outra das certezas é a de que as nossas concepções e entendimentos, deste processo, também determinam diferentes funções e papéis que assumimos em sala de aula.
Busco constantemente utilizar no dia-a-dia, perguntas com meu aluno do tipo: exploratória e desafiadora; se eles conhecem aquele assunto? Como? Que outras formas podem resolver determinada questão? A principal vertente de minhas ações é Formar meu aluno e não apenas ensinar. Não se concebe hoje apenas perguntas organizacionais, temos que suscitar interesses, questionar, provocar, desafiar e valorizar experiências.
Questionar para desestabilizar, para provocar discussões, reflexões, análises e críticas passa a ser entendido, também, como essencial para preparar o que chamamos de CIDADÃO. Esse é o ponto chave de ser educador, as categorias de perguntas identificada nas leituras vieram fortalecer mais ainda esta idéias, segundo estas leituras as crianças constroem suas idéias a partir de evidências e vivências, ou seja, seus conhecimentos prévios ajudam no aprendizado de novas informações, e as perguntas elaboradas pelo professor podem contribuir e muito para esta evolução.
Busco constantemente utilizar no dia-a-dia, perguntas com meu aluno do tipo: exploratória e desafiadora; se eles conhecem aquele assunto? Como? Que outras formas podem resolver determinada questão? A principal vertente de minhas ações é Formar meu aluno e não apenas ensinar. Não se concebe hoje apenas perguntas organizacionais, temos que suscitar interesses, questionar, provocar, desafiar e valorizar experiências.
Questionar para desestabilizar, para provocar discussões, reflexões, análises e críticas passa a ser entendido, também, como essencial para preparar o que chamamos de CIDADÃO. Esse é o ponto chave de ser educador, as categorias de perguntas identificada nas leituras vieram fortalecer mais ainda esta idéias, segundo estas leituras as crianças constroem suas idéias a partir de evidências e vivências, ou seja, seus conhecimentos prévios ajudam no aprendizado de novas informações, e as perguntas elaboradas pelo professor podem contribuir e muito para esta evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, comente você é bem vindo