terça-feira, 21 de junho de 2011
CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE O PSICOPEDAGOGO
A Psicopedagogia surgiu no Brasil devido ao grande número de reprovações e evasão escolar. É comum pensarmos que sua origem está relacionada somente a junção da Pedagogia com a Psicologia, o que é um engano, pois também integra conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas.
A formação do psicopedagogo vem ocorrendo desde a década de 70;
os cursos de Psicopedagogia formam profissionais aptos a trabalhar na área clínica e institucional (escolar, hospitalar ou empresarial) atuando de forma preventiva ou terapêutica.
A formação do psicopedagogo vem ocorrendo desde a década de 70;
os cursos de Psicopedagogia formam profissionais aptos a trabalhar na área clínica e institucional (escolar, hospitalar ou empresarial) atuando de forma preventiva ou terapêutica.
Na linha preventiva, o psicopedagogo pode desempenhar a prática docente, envolvendo a preparação de profissionais da educação, ou atuar dentro da própria escola. Cabe ao psicopedagogo detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem; participar da dinâmica das relações da comunidade educativa com a finalidade de favorecer o processo de integração e troca; promover orientações metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos; realizar processo de orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo.
Na linha terapêutica, o psicopedagogo trata das dificuldades de aprendizagem, diagnosticando, desenvolvendo técnicas remediativas, orientando pais e professores. Este atendimento é totalmente voltado para a aprendizagem, sendo que se houver comprometimento emocional, este deverá ser tratado na clínica Psicológica, podendo ou não ser feito concomitantemente com o tratamento Psicopedagógico, de acordo com cada caso.
O atendimento Psicopedagógico está voltado para a reestruturação e reorganização das aptidões e habilidades cognitivas, e para o enriquecimento de sentimentos de competência e motivação, educando e mediatizando funções cognitivas imaturas, pobres ou pouco estimuladas.
Esta intervenção não se trata de um reforço escolar, onde os alunos farão atividades para aprender a ler, escrever ou resolver operações matemáticas; pois os instrumentos utilizados têm como objetivo o desenvolvimento do indivíduo como um todo, em suas habilidades perceptivas, motoras e afetivas (relacionada à linguagem e pensamento).
Esta intervenção não se trata de um reforço escolar, onde os alunos farão atividades para aprender a ler, escrever ou resolver operações matemáticas; pois os instrumentos utilizados têm como objetivo o desenvolvimento do indivíduo como um todo, em suas habilidades perceptivas, motoras e afetivas (relacionada à linguagem e pensamento).
Referência:Cognição, Neuropsicologia e aprendizagem.
Autor: Vitor da Fonseca
Autor: Vitor da Fonseca
segunda-feira, 20 de junho de 2011
RELAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE E A APRENDIZAGEM
AS IDÉIAS LOGO A SEGUIR NÃO SÃO MINHAS,, CIRCULANDO PELA NET ACHEI O BLOG INTITULADO: "Impacto da Pedagogia moderna" e achei maravilhas sobre a psicomotricidade,, estou divulgando a outras pessoas que se interessa pelo assunto,, fiz com meus alunos e eles adoraram...
Espero que gostem...
Ainda hoje, muitos educadores, não tem conhecimento do valor que a psicomotricidade tem para o sucesso escolar. Alguns relacionam somente com conteúdo programático de professores de educação física, com se todo o trabalho destes educadores naõ passasse de recreação,jogos, brincadeiras ...
MOVIMENTAÇÕES NO ESPAÇO
DESENVOLVENDO A ATENÇÃO
Esta é uma atividade que vai envolver a turma toda, vai durar um bom tempo,até que todas as crianças levem e tragam a caixa( pode pedir a turma que dê sugestões de qual "tipo de objeto deverá estar na caixa" isso vai trabalhar a classificação (reunião de elementos em classes ou grupos), conservação (análise e síntese de um grupo), e inclusão (percepção de que alguns elementos pertencem ao mesmo grupo), desenvolvendo os princípios básicos do pensamento lógico e abstrato, e as crianças vão adorar.
2. Faça placas numeradas para que os alunos prendam nas roupas. Todos os do grupo 1 devem ter placas com o nº1, todos os do grupo 2 devem ter placas com o nº2, assim por diante.
3. Espalhe as equipes em um espaço similar a meia quadra.
4. Desenhe na outra metade da quadra, com giz, 4 tiras verticais dividas em 4 quadrados e com os nomes dos grupos (grupo 1, grupo 2 ...). As tiras devem ser uma ao lado da outra.
Atenção:
O numero de quadrados da tira devem ter o mesmo número de integrantes e de cores do jogo.
5. Dê vários comandos falando o nome de 4 cores e, ao sinal do apito, as crianças de cada grupo deverão correr até as tiras e se posicionar dentro do quadrado na ordem solicitada. Veja exemplos e explore todas as possibilidades.
EXEMPLOS:
Comandos Simples
AZUL - AMARELO - BRANCO - VERDE
As crianças correm até a tira de sua equipe, de acordo com o número de sua placa, e se posicionarem rapidamente na ordem solicitada. Ao final da rodada, todos voltam aos seus lugares e esperam o próximo comando.
Pontuação
o grupo que acertar a sequência de cores solicitada marca 3 pontos e quem trocar alguma cor (criança) de lugar marca apenas 1 ponto. Tenha lápis e papel em mãos para somar os pontos á cada rodada.
COMPLICANDO UM POUCO
Fale o nome de objetos que representem cada cor para que as crianças façam associação:
BANANA - CÉU - NUVEM - LIMÃO ( entrarão na ordem: AMARELO - AZUL - BRANCO - VERDE)
UM JOGO DE MUITAS POSSIBILIDADES
Neste jogo a ORGANIZAÇÃO ESPACIAL é muito solicitada, pois as crianças precisam prestar ATENÇÃO na tira em que deverão entrar. Trabalha também a cooperação e interação ao dividir a turma em equipes, pois se um errar todos perdem. Requer muita ATENÇÃO AUDITIVA aos comandos do professor.
Use de criatividade e aproveite o jogo para trabalhar : EQUILÍBRIO, LATERALIDADEs (dominância lateral), COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL (através de comandos de pular com o pé direito, braço esquedo prá cima, dois pés juntos, marchando...). Se as crianças são muito pequenas ou são alunos ANEEs, use no início apenas duas cores.
Espero que gostem...
Ainda hoje, muitos educadores, não tem conhecimento do valor que a psicomotricidade tem para o sucesso escolar. Alguns relacionam somente com conteúdo programático de professores de educação física, com se todo o trabalho destes educadores naõ passasse de recreação,jogos, brincadeiras ...
Este pensamento permanece arraigado, principalmente nas escolas desprovidas de Educação Infantil, e pelo próprio sistema que não enfatiza, nas séries iniciais, a promoção do desenvolvimento psicomotor. O professor fica preso no processo ensino/aprendizagem, de tal forma assim explícita: eu tenho que ensinar meu aluno a ler e escrever e raciocinar.
Diante dos resultados de nomes mais renomados de pesquisadores e estudiosos dos processos de desenvolvimento humano, assim como dos processos do desenvolvimento cognitivo, tudo isso está intrinsicamente ligado ao processo de desenvolvimento psicomotriz.
A criança que chega á escola, sem ter passado pela Educação Infantil, e com um desenvolvimento psicomotor falho ou incompleto, vai com certeza ter dificuldades de aprendizagem, o que não vai configurar um deficiência intelectual, mas um trabalho que tem que ser feito com essa criança no sentido aperfeiçoamento/potencial.
A criança, cujo desenvolvimento psicomotor é mal constituído, poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras (ex: b/d), na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato (matemática), na análise gramatical, dentre outras.
Estimular atividades corporais, para além da sala de aula, propiciando experiências que favorecerão a motricidade fina, auxiliariam os alunos de ritmo normal e os de aprendizagem lenta a vencer melhor os desafios da leitura e da escrita.
De acordo com Piaget, Vygotsky , Wallon, na análise de Negrine, o desenvolvimento da psicomotricidade acontece com a maturação, mas em qualquer idade o indivíduo pode ser ajudado no seu desenvolvimento psciomotor.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES EXPLORANDO A PSICOMOTRIC IDADE
Organização e Orientação Espacial
As relações espaciais descrevem como os objetos estão posicionados no espaço a nossa volta. Quando interagimos com o que nos cerca ou quando olhamos para pessoas ou objetos desenhados em papel, usamos a habilidade de organização e orientação espacial para reconhecer e entender as relações espaciais. Essa habilidade nos ajudan a perceber se os objetos estão próximos ou distantes, á direita ou a esquerda, acima ou abaixo de outros objetos. As crianças precisam ter a habilidade de organização e orientação espacial funcionado para aprenderem a ler, escrever, contar e se orientar por mapas, por exemplo.
Habilidades Trabalhadas:
Organização Espacial, Atenção e Percepção Visual, Lateralidade.
Local: quadra ou espaço similar
Materiais: giz colorido e bolas.
1. Todos iniciam o jogo andando livres pela quadra, ao sinal do apito do professor formam, rapidamente, uma coluna com um aluno em pé e outro agachado e assim sucessivamente até final da coluna.
2. As crianças voltam a andar livremente e ao sinal do apito do professor, formam uma grande roda, de forma que um fique com o corpo virado para fora da roda e o outro com o corpo virado para dentro, intercalando as posições.
3. Enquanto os alunos andam, desenhe um quadrado no chão, e ao sinal do apito peça que todos entrem dentro dele.(Desenhe um quadrado menor do que o número de alunos da sua turma, para que eles precisem se “espremer” para entrar nele.
VARIAÇÕES:
1. Peça ás crianças que entrem no quadrado pulando com o pé direito, segurando o esquerdo com a mão (tipo Saci-Pererê);
2. Faça vários desenhos no chão. Divida o grupo em pares. Distribua bolas para cada dupla. Ao sinal do apito cada criança joga a bola para o seu par, andando e jogando sem pisar nos desenhos e sem deixar a bola cair.
DIAS DA SEMANA - CADA DIA , UMA COR |
CALENDÁRIOS PARA CADA DUPLA E BANCO DE IMAGENS |
1. Provocar uma discussão sobre "a importância que há em cada dia da semana ter um nome” . Por que?
2. Fazer a leitura , na linha do tempo, os dias da semana, relacionar com as cores.
3. Fazemos coisas diferentes em alguns dias. Explorar o assunto. Que dia é hoje? Tem aulas hoje? Quais os dias que tem aulas? O que vocês fazem no sábado? No domingo?
4. Cada criança vai até o banco de imagens e procura a imagem que representa a atividade mais importante do dia de hoje.
5. Em seguida cada um trabalha no seu Calendário: há o dia da semana - hoje é quinta-feira (5ª feira) , ontem, então foi? E amanhã será...e o dia do mês – um numeral – 9– ontem foi 8 e amanhã será 10. E completa o Calendário com o ano.
Esta atividade deve ser trabalhada todos os dias –usar imagens diferentes que sugerem atividades da vida diária, durante a semana.
COMPLEMENTAÇÃO DA ATIVIDADE - TEMPORALIDADE
DIA (MANHÃ, TARDE) e NOITE
MATERIAIS
Paineis simbólicos do DIA, MANHÃ, TARDE E NOITE; banco de imagens;
DESENVOLVENDO A ATENÇÃO
(estimula a atenção,aumenta a capacidade de estabelecer relações entre o todo e as partes, associação de informações, enriquece o vocabulário)
HABILIDADES TRABALHADAS
Atenção, classificação, análise, síntese e discriminação auditiva
CAIXA SURPRESA
Material: uma caixa forrada
Material: uma caixa forrada
1. Sorteie um aluno para levar a caixa prá casa e oriente-o a trazer de volta no dia seguinte com um objeto dentro.
2. No dia seguinte, reúna a turma em círculo, na sala de aula. O aluno que levou a caixa deve ficar no centro do círculo.
2. No dia seguinte, reúna a turma em círculo, na sala de aula. O aluno que levou a caixa deve ficar no centro do círculo.
3. Os demais alunos, um por sua vez, deverão fazer uma pergunta para tentar adivinhar o objeto que está dentro da caixa. O aluno que estiver com a caixa só poderá responder “sim” ou “não”.
4. Incentive os alunos a fazerem perguntar criativas. Por exemplo: “É macio?”, “Serve para escrever?” , “È um brinquedo?”, “Tem na sala de aula?”, “Serve para comer?”, “É um brinquedo?”, “É da cor azul?”; estimulando toda a turma a perguntar. Quem acertar ganha o objeto e leva a caixa prá casa, repetindo a brincadeira.
Esta é uma atividade que vai envolver a turma toda, vai durar um bom tempo,até que todas as crianças levem e tragam a caixa( pode pedir a turma que dê sugestões de qual "tipo de objeto deverá estar na caixa" isso vai trabalhar a classificação (reunião de elementos em classes ou grupos), conservação (análise e síntese de um grupo), e inclusão (percepção de que alguns elementos pertencem ao mesmo grupo), desenvolvendo os princípios básicos do pensamento lógico e abstrato, e as crianças vão adorar.
PERCEPÇÃO AUDITIVA - ORGANIZAÇÃO ESPACIAL -
ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
Uma dos maiores entraves á aprendizagem é a ATENÇÃO e CONCENTRAÇÃO. o excesso de estímulos que o próprio aluno traz de casa ou que encontre com os colegas e mesmo na própria sala de aula, desviam a atenção tornando-os dispersos. Nem todo aluno que tem pouca concentração durante ás aula é portador do transtorno de Déficit de Atenção. O trabalho do professor com atividades significativas, competitivas e atrativas que exigem atenção do aluno podem desenvolver a Concentração e Atenção.
GINCANA COLORIDA
HABILIDADES TRABALHADAS:
Organização espacial, percepção auditiva, ordem sequencial, atenção e concentração;
MATERIAL:
Camisetas coloridas ou algum material (crachá, um colete de TNT, bonés, viseiras, faixas amarradas na testa ou no braço...) que identifique as crianças
1.Divida a turma em quatro grupos coloridos, em que cada componente de cada grupo use uma cor, assim todos os grupos terão as mesmas cores. Nessa atividade se propõe quatro cores: azul, amarelo, branco e verde, como se cada grupo tivesse 4 crianças.Atenção: o número de cores dependerá do número de alunos por grupos. Se a turma for muito numerosa é preciso dividi-la em mais grupos.2. Faça placas numeradas para que os alunos prendam nas roupas. Todos os do grupo 1 devem ter placas com o nº1, todos os do grupo 2 devem ter placas com o nº2, assim por diante.
3. Espalhe as equipes em um espaço similar a meia quadra.
4. Desenhe na outra metade da quadra, com giz, 4 tiras verticais dividas em 4 quadrados e com os nomes dos grupos (grupo 1, grupo 2 ...). As tiras devem ser uma ao lado da outra.
Atenção:
O numero de quadrados da tira devem ter o mesmo número de integrantes e de cores do jogo.
5. Dê vários comandos falando o nome de 4 cores e, ao sinal do apito, as crianças de cada grupo deverão correr até as tiras e se posicionar dentro do quadrado na ordem solicitada. Veja exemplos e explore todas as possibilidades.
EXEMPLOS:
Comandos Simples
AZUL - AMARELO - BRANCO - VERDE
As crianças correm até a tira de sua equipe, de acordo com o número de sua placa, e se posicionarem rapidamente na ordem solicitada. Ao final da rodada, todos voltam aos seus lugares e esperam o próximo comando.
Pontuação
o grupo que acertar a sequência de cores solicitada marca 3 pontos e quem trocar alguma cor (criança) de lugar marca apenas 1 ponto. Tenha lápis e papel em mãos para somar os pontos á cada rodada.
COMPLICANDO UM POUCO
Fale o nome de objetos que representem cada cor para que as crianças façam associação:
BANANA - CÉU - NUVEM - LIMÃO ( entrarão na ordem: AMARELO - AZUL - BRANCO - VERDE)
UM JOGO DE MUITAS POSSIBILIDADES
Neste jogo a ORGANIZAÇÃO ESPACIAL é muito solicitada, pois as crianças precisam prestar ATENÇÃO na tira em que deverão entrar. Trabalha também a cooperação e interação ao dividir a turma em equipes, pois se um errar todos perdem. Requer muita ATENÇÃO AUDITIVA aos comandos do professor.
Use de criatividade e aproveite o jogo para trabalhar : EQUILÍBRIO, LATERALIDADEs (dominância lateral), COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL (através de comandos de pular com o pé direito, braço esquedo prá cima, dois pés juntos, marchando...). Se as crianças são muito pequenas ou são alunos ANEEs, use no início apenas duas cores.
Referências:
Intervenções pedagógica pela Equipe de Apoio á Aprendizagem - atividades de psicomotricidade criadas e desenvolvidas pela pedagoga - Julia Virginia de Moura - moura.juliavirginia@gmail.com
Ana Mello - professora de Educação Física - pós-graduada em Psicomotricidade
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO TEMPORAL
A consciência do seu corpo, do seu ser e das possibilidades de agir e atuar no mundo: a estruturação espaço-temporal (situar objetos, coisas, pessoas e a si mesmo no tempo e espaço)
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
Orientação e Localização Temporal
MATERIAIS
Uma linha do tempo confeccionada em cartolina ou E.V.A. (dias das semanas) , cada dia – uma cor. Um banco de imagens sugestivas de atividades diárias - crianças e adultos - calendários
quarta-feira, 1 de junho de 2011
TRABALHO COM DOBRADURAS
Não tem como deixar de postar essa obra de arte...São trabalhos lindos feitos com círculos. Vale a pena visitar o site e ver outras maravilhas.
http://www.cortecole.com/Parlenda Leitura
Este texto achei num blog (Meu cantinho preferido) ....
Escrever o texto na lousa e fazer a leitura, pausadamente, mostrando as palavras enquanto lê.
Repetir a leitura várias vezes, levando os alunos a perceber que se lê da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Pedir que os alunos realizem a leitura da mesma forma que foi feita pela professora.
Fazer a exploração oral da parlenda:
- Que horas são na parlenda?
- Onde a bruxa está?
- O que ela tem na mão?
- O que ela está fazendo?
- Dispor as fichas com as frases emendadas da parlenda e com as palavras da parlenda e pedir que os alunos organize-as de maneira correta e depois copiarem no caderno.
Fichas com palavras para utilizar em diversas atividades
Realizar esta atividade junto com os alunos, levando-os a identificar o valor sonoro. Depois eles completam a tabela
PARLENDA HOJE É DOMINGO
Esta parlenda encontrei no Portal do Professor uma educadora postou,, achei maravilhosa e apliquei com meus alunos...
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