terça-feira, 21 de junho de 2011

DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGOGO

CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE O PSICOPEDAGOGO

A Psicopedagogia surgiu no Brasil devido ao grande número de reprovações e evasão escolar. É comum pensarmos que sua origem está relacionada somente a junção da Pedagogia com a Psicologia, o que é um engano, pois também integra conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas.
A formação do psicopedagogo vem ocorrendo desde a década de 70;
os cursos de Psicopedagogia formam profissionais aptos a trabalhar na área clínica e institucional (escolar, hospitalar ou empresarial) atuando de forma preventiva ou terapêutica.
Na linha preventiva, o psicopedagogo pode desempenhar a prática docente, envolvendo a preparação de profissionais da educação, ou atuar dentro da própria escola. Cabe ao psicopedagogo detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem; participar da dinâmica das relações da comunidade educativa com a finalidade de favorecer o processo de integração e troca; promover orientações metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos; realizar processo de orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo.
Na linha terapêutica, o psicopedagogo trata das dificuldades de aprendizagem, diagnosticando, desenvolvendo técnicas remediativas, orientando pais e professores. Este atendimento é totalmente voltado para a aprendizagem, sendo que se houver comprometimento emocional, este deverá ser tratado na clínica Psicológica, podendo ou não ser feito concomitantemente com o tratamento Psicopedagógico, de acordo com cada caso.
O atendimento Psicopedagógico está voltado para a reestruturação e reorganização das aptidões e habilidades cognitivas, e para o enriquecimento de sentimentos de competência e motivação, educando e mediatizando funções cognitivas imaturas, pobres ou pouco estimuladas.
Esta intervenção não se trata de um reforço escolar, onde os alunos farão atividades para aprender a ler, escrever ou resolver operações matemáticas; pois os instrumentos utilizados têm como objetivo o desenvolvimento do indivíduo como um todo, em suas habilidades perceptivas, motoras e afetivas (relacionada à linguagem e pensamento).
Referência:Cognição, Neuropsicologia e aprendizagem.
Autor: Vitor da Fonseca

segunda-feira, 20 de junho de 2011

RELAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE E A APRENDIZAGEM

AS  IDÉIAS  LOGO  A SEGUIR NÃO SÃO MINHAS,, CIRCULANDO  PELA NET ACHEI O BLOG INTITULADO: "Impacto da Pedagogia moderna" e achei maravilhas sobre a psicomotricidade,, estou divulgando a outras pessoas que se interessa pelo assunto,, fiz com meus alunos e eles adoraram...
Espero que gostem...
Ainda hoje, muitos educadores, não tem conhecimento do valor que a psicomotricidade tem para o sucesso escolar. Alguns relacionam somente  com conteúdo programático de professores de educação física, com se todo o trabalho destes educadores naõ  passasse de recreação,jogos, brincadeiras ...
      Este pensamento permanece arraigado, principalmente nas escolas desprovidas de Educação Infantil, e pelo próprio sistema que não enfatiza, nas séries iniciais, a promoção do desenvolvimento psicomotor. O professor fica preso no processo ensino/aprendizagem, de tal forma assim explícita: eu tenho que ensinar meu aluno a ler e escrever e raciocinar.
       Diante dos resultados de nomes mais renomados de pesquisadores e estudiosos dos processos de desenvolvimento humano, assim como dos processos do desenvolvimento cognitivo, tudo isso está intrinsicamente ligado ao processo de desenvolvimento psicomotriz.
       A criança que chega á escola, sem ter passado pela Educação Infantil, e com um desenvolvimento psicomotor falho ou incompleto, vai com certeza ter dificuldades de aprendizagem, o que não vai configurar um deficiência intelectual, mas um trabalho que tem que ser feito com essa criança no sentido aperfeiçoamento/potencial.
     
       A criança, cujo desenvolvimento psicomotor é mal constituído, poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras (ex: b/d), na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato (matemática), na análise gramatical, dentre outras.
     Estimular atividades corporais, para além da sala de aula, propiciando experiências que favorecerão a motricidade fina, auxiliariam os alunos de ritmo normal e os de aprendizagem lenta a vencer melhor os desafios da leitura e da escrita.
      De acordo com Piaget, Vygotsky  , Wallon, na análise de Negrine, o desenvolvimento da psicomotricidade acontece com a maturação, mas em qualquer idade o indivíduo pode ser ajudado no seu desenvolvimento psciomotor.

SUGESTÕES  DE  ATIVIDADES  EXPLORANDO A PSICOMOTRIC IDADE

Organização e Orientação Espacial
As relações espaciais descrevem como os objetos estão posicionados no espaço a nossa volta. Quando interagimos com o que nos cerca ou quando olhamos para pessoas ou objetos desenhados em papel, usamos a habilidade de organização e orientação espacial para reconhecer e entender as relações  espaciais. Essa habilidade nos ajudan a perceber se os objetos estão próximos ou distantes, á direita ou a esquerda, acima ou abaixo de outros objetos. As crianças precisam ter a habilidade de organização e orientação espacial funcionado  para aprenderem a ler, escrever, contar e se orientar por mapas, por exemplo.
Habilidades Trabalhadas:
Organização Espacial, Atenção e Percepção Visual, Lateralidade.
Local: quadra ou espaço similar
Materiais: giz colorido e bolas. 
                                                     MOVIMENTAÇÕES NO ESPAÇO
1.      Todos iniciam o jogo andando livres pela quadra, ao sinal do apito do professor  formam, rapidamente, uma coluna com um aluno em  pé e outro agachado e assim sucessivamente até  final da coluna.
2.     As crianças voltam a andar livremente e ao sinal do apito do professor, formam uma grande roda, de forma que um fique com o corpo  virado para fora  da roda e o outro com o corpo virado para dentro, intercalando as posições.
3.     Enquanto os alunos andam, desenhe um quadrado no chão, e ao sinal do apito peça que todos entrem dentro dele.(Desenhe um quadrado menor do que o número de alunos da sua turma, para que eles precisem se “espremer” para entrar nele.
VARIAÇÕES:
1. Peça ás crianças que entrem no quadrado pulando com o pé direito, segurando o esquerdo  com a mão (tipo Saci-Pererê);
2. Faça vários desenhos no chão. Divida o grupo em pares. Distribua bolas para cada dupla. Ao sinal do apito cada criança joga a bola para o seu par, andando e jogando sem pisar nos desenhos e sem deixar a bola cair.


DIAS DA SEMANA - CADA DIA , UMA COR

CALENDÁRIOS PARA CADA DUPLA E BANCO DE IMAGENS

 1. Provocar uma discussão sobre "a importância que há em cada dia da semana ter um nome” . Por que?
2. Fazer a leitura , na linha do tempo, os dias da semana, relacionar com as cores.
3. Fazemos coisas diferentes em alguns dias. Explorar o assunto. Que dia é hoje? Tem aulas hoje? Quais os dias que tem aulas? O que vocês fazem no sábado? No domingo?
4. Cada criança vai até o banco de imagens e procura a imagem que representa a atividade mais importante do dia de hoje.
5. Em seguida cada um trabalha no seu Calendário: há o dia da semana - hoje é quinta-feira (5ª feira) , ontem, então foi? E amanhã será...e o dia do mês – um numeral – 9– ontem foi 8 e amanhã será 10. E completa o Calendário com o ano.
Esta atividade deve ser trabalhada todos os dias –usar imagens diferentes que sugerem atividades da  vida diária,   durante a semana.
COMPLEMENTAÇÃO DA ATIVIDADE - TEMPORALIDADE

DIA (MANHÃ, TARDE)  e NOITE                                                                  
                
MATERIAIS
Paineis simbólicos do DIA, MANHÃ, TARDE E NOITE; banco de imagens;

DESENVOLVENDO A ATENÇÃO
(estimula a  atenção,aumenta a capacidade  de estabelecer relações entre  o todo e as partes, associação de informações, enriquece o vocabulário)
HABILIDADES TRABALHADAS
Atenção, classificação, análise, síntese e discriminação auditiva
CAIXA SURPRESA

 Material:  uma caixa forrada                                                                          
1.      Sorteie  um aluno para levar a caixa prá casa e oriente-o a trazer de volta no dia seguinte com um objeto dentro.
2.     No dia seguinte, reúna a turma em círculo, na sala de aula. O aluno que levou a caixa deve ficar no centro do círculo.
3.     Os demais alunos, um por sua vez, deverão fazer uma pergunta para tentar adivinhar o objeto que está dentro da caixa. O aluno que estiver com a caixa só poderá responder “sim” ou “não”.
4.     Incentive os alunos  a fazerem perguntar criativas. Por exemplo: “É macio?”, “Serve para escrever?” , “È um brinquedo?”, “Tem na sala de aula?”, “Serve para comer?”,  “É um brinquedo?”, “É da cor azul?”; estimulando toda  a turma a perguntar. Quem acertar ganha o objeto e leva a caixa prá casa, repetindo a brincadeira. 

  Esta é uma atividade que vai envolver a turma toda, vai durar um bom tempo,até que todas as crianças levem e tragam a caixa( pode pedir a turma que dê sugestões de qual "tipo de objeto deverá estar na caixa" isso vai trabalhar a classificação (reunião de elementos em classes ou grupos), conservação (análise e síntese de um grupo), e inclusão (percepção de que alguns elementos pertencem ao mesmo grupo), desenvolvendo os princípios básicos do pensamento lógico e abstrato, e as crianças vão adorar.
 
PERCEPÇÃO AUDITIVA - ORGANIZAÇÃO ESPACIAL -
ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
Uma dos maiores entraves á aprendizagem é a ATENÇÃO e CONCENTRAÇÃO. o excesso de estímulos que o próprio aluno traz de casa ou que encontre com os colegas e mesmo na própria sala de aula, desviam a atenção tornando-os dispersos. Nem todo aluno que tem pouca concentração durante ás aula é portador do transtorno de Déficit de Atenção. O trabalho do professor com atividades significativas, competitivas e atrativas que exigem atenção do aluno podem desenvolver a Concentração e Atenção.
                                                          GINCANA COLORIDA
HABILIDADES TRABALHADAS:
Organização espacial, percepção auditiva, ordem sequencial, atenção e concentração;
MATERIAL:
Camisetas coloridas ou algum material (crachá, um colete de TNT, bonés, viseiras, faixas amarradas na testa ou no braço...) que identifique as crianças
1.Divida a turma em quatro grupos coloridos, em que cada componente de cada grupo use uma cor, assim todos os grupos terão as mesmas   cores. Nessa atividade se propõe quatro cores: azul, amarelo, branco e verde, como se cada grupo tivesse 4 crianças.Atenção: o número de cores dependerá do número de alunos por grupos. Se a turma for muito numerosa é preciso dividi-la em mais grupos.
2. Faça placas numeradas para que os alunos prendam nas roupas. Todos os do grupo 1 devem ter placas com o nº1, todos os do grupo 2 devem ter placas com o nº2, assim por diante.
3. Espalhe as equipes em um espaço similar a meia quadra.
4. Desenhe na outra metade da quadra, com giz, 4 tiras verticais dividas em 4 quadrados e com os nomes dos grupos (grupo 1, grupo 2 ...). As tiras devem ser uma ao lado da outra.

Atenção:
O numero de quadrados da tira devem ter o mesmo número de integrantes e de cores do jogo.

5. Dê vários comandos falando o nome de 4 cores e, ao sinal do apito, as crianças de cada grupo deverão correr até as tiras e se posicionar dentro do quadrado na ordem solicitada. Veja exemplos e explore todas as possibilidades.

EXEMPLOS:

Comandos Simples

AZUL - AMARELO - BRANCO - VERDE

As crianças correm até a tira de sua equipe, de acordo com o número de sua placa, e se posicionarem rapidamente na ordem solicitada. Ao final da rodada, todos voltam aos seus lugares e esperam o próximo comando.

Pontuação
o grupo que acertar a sequência de cores solicitada marca 3 pontos e quem trocar alguma cor (criança) de lugar marca apenas 1 ponto. Tenha lápis e papel em mãos para somar os pontos á cada rodada.

COMPLICANDO UM POUCO
Fale o nome de objetos que representem cada cor para que as crianças façam associação:

BANANA - CÉU - NUVEM - LIMÃO ( entrarão na ordem: AMARELO - AZUL - BRANCO - VERDE)


UM JOGO DE MUITAS POSSIBILIDADES

Neste jogo a ORGANIZAÇÃO ESPACIAL é muito solicitada, pois as crianças precisam prestar ATENÇÃO na tira em que deverão entrar. Trabalha também a cooperação e interação ao dividir a turma em equipes, pois se um errar todos perdem. Requer muita ATENÇÃO AUDITIVA aos comandos do professor.
Use de criatividade e aproveite o jogo para trabalhar : EQUILÍBRIO, LATERALIDADEs (dominância lateral), COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL (através de comandos de pular com o pé direito, braço esquedo prá cima, dois pés juntos, marchando...). Se as crianças são muito pequenas ou são alunos ANEEs, use no início apenas duas cores.


Referências:
        Intervenções pedagógica pela Equipe de Apoio á Aprendizagem -  atividades de psicomotricidade  criadas e desenvolvidas pela pedagoga - Julia Virginia de Moura - moura.juliavirginia@gmail.com
       Ana Mello - professora de Educação Física - pós-graduada em Psicomotricidade
          amgm22@terra.com.br
 

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO TEMPORAL
A consciência do seu corpo, do seu ser e das  possibilidades de agir e atuar no mundo: a estruturação espaço-temporal (situar objetos, coisas, pessoas e a si mesmo no tempo e espaço)
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
Orientação e Localização  Temporal
MATERIAIS
Uma linha do tempo confeccionada em cartolina ou E.V.A. (dias das semanas) , cada dia – uma cor. Um banco de imagens sugestivas de atividades diárias  - crianças e adultos - calendários

quarta-feira, 1 de junho de 2011

TRABALHO COM DOBRADURAS

Não tem como deixar de postar essa obra de arte...São trabalhos lindos feitos com círculos. Vale a pena visitar o site e ver outras maravilhas.
http://www.cortecole.com/

Parlenda Leitura

Este texto achei num blog (Meu cantinho preferido) ....

Escrever o texto na lousa e fazer a leitura, pausadamente, mostrando as palavras enquanto lê.
Repetir a leitura várias vezes, levando os alunos a perceber que se lê da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Pedir que os alunos realizem a leitura da mesma forma que foi feita pela professora.
Fazer a exploração oral da parlenda:
    •  Que horas são na parlenda?
    • Onde a bruxa está?
    •  O que ela tem na mão?
    • O que ela está fazendo?
    • Dispor as fichas com as frases emendadas da parlenda e com as palavras da parlenda e pedir que os alunos organize-as de maneira correta e depois copiarem no caderno.




    Fichas com palavras para utilizar em diversas atividades
    Realizar esta atividade junto com os alunos, levando-os a identificar o valor sonoro. Depois eles completam a tabela

    PARLENDA HOJE É DOMINGO

    Esta parlenda encontrei no Portal do Professor uma educadora postou,, achei maravilhosa e apliquei com meus alunos...

    Produção criativa

    Olha que bacana esta produção textual.. não deixe de comentar....
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